terça-feira, 5 de maio de 2009

Grupos sanguíneos

Os grupos sanguíneos ou tipos sanguíneos foram descobertos no início do século XX, quando o cientista austríaco Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Landsteiner colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930, ganhou o Prémio Nobel por este trabalho.

Um grupo sanguíneo ou tipo sanguíneo baseia-se na presença ou ausência de duas proteínas (A e B) na superfície dos glóbulos vermelhos do sangue. Como duas proteínas estão envolvidas, há quatro combinações possíveis, ou seja, quatro tipos sanguíneos (grupos ABO):
  • tipo A - apenas a proteína A está presente;
  • tipo B - apenas a proteína B está presente;
  • tipo AB - ambas as proteínas estão presentes;
  • tipo O - nenhuma das proteínas está presente (aproximadamente 40% da população).
Além das proteínas A e B, há outra proteína envolvida chamada factor Rh (Rh para macaco Rhesus, onde ela foi primeiramente identificada). O factor Rh ou está presente (+), ou está ausente (-). Então, os tipos sanguíneos são descritos como tipo e factor Rh (como O+ , A+, AB-).

Compatibilidade do plasma

Os receptores podem receber plasma do mesmo grupo sanguíneo, mas de outro modo, a compatibilidade doador-receptor para o plasma sanguíneo é o inverso do que o RBC: plasma extraído de indivíduos de sangue tipo AB pode receber sangue de qualquer grupo sanguíneo; indivíduos do grupo sanguíneo O podem receber apenas sangue de pessoas do tipo O mas podem doar a indivíduos de todos os tipos de sangue.




Elabore uma reflexão em que:


  • Refira a importância do ADN como transmissor da informação genética.
  • Com base num exemplo concreto, por exemplo o seu grupo sanguíneo e dos seus pais, e tendo em conta a teoria combinatória, explique o seu tipo de sangue e o dos seus irmãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário